segunda-feira, 8 de abril de 2013

Apartamento dinâmico

Segue mais um vídeo que mostra que é possível viver em um apartamento pequeno:




segunda-feira, 25 de março de 2013

Dubai, desenvolvimento em 40 anos

         Dubai é uma das 7 cidades dos Emirados Árabes e que vem tendo um crescimento enorme desde a sua fundação, na década de 70. É muito difícil de imaginar que onde se localiza essa metrópole há 40 anos atrás encontrava-se um deserto, pois, hoje, o deserto deu origem a prédios e a um mar artificial.
         Com todo este investimento, obviamente o turismo acabou sendo uma das fontes de lucros da cidade, visto que em 12 anos o crescimento foi de 700%. Além disso, outros recursos como o uso do petróleo e o comércio fizeram com que fosse, hoje, esta potência mundial.
         Se voltarmos o olhar para a arquitetura, veremos um estilo de construção com formas orgânicas, materiais tecnológicos, muito luxo, prédios altos, projetos desafiadores, entre tantos outros quesitos que a colocam como uma espécie de "paraíso para arquitetos". Vejamos algumas obras imponentes:


 
Hotel Burj Al Arab
Começou a ser construído em 1994 sendo estruturado sob uma ilha artificial. O projeto foi feito por Tom Wright da WS Atkins PLC e a construção foi realizada por Said Khalil. A sua forma remete à vela de um barco e hoje é reconhecido como um ícone da arquitetura mundial, assim como a Torre Eiffel e a Ópera de Sidney. Possui 300 m de altura e suítes muito luxuosas, com janelas do chão ao teto, que oferecem uma vista incrível para a costa de Dubai.


Burj Khalifa Bin Zayid
 Maior arranha-céu construído pelo homem, com aproximadamente 828 metros de altura, foi inaugurado em 2010. Foi projetado por Adrian Smith. O aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre e possui 158 andares.

Jumeirah Beach Hotel
O edifício apresenta 93 metros de altura e 275 metros de comprimento, 598 quartos e suites e mais de 20 restaurantes. Trata-se de um restort extremamente luxuoso e que com sua forma "de onda" chama a atenção, atraíndo milhares de turistas.

   Enfim, Dubai é uma cidade que, apesar de pouco tempo de fundação, é muito rica e apresenta muito cuidado em tudo que é projetado. O luxo é algo que a acompanha, logo a maior parcela de turistas que a visitam, provém da classe alta da população mundial, porém o que enche os olhos de todos é a arquitetura futurista e impecável que ela apresenta, na qual com certeza, muitas pessoas já tiveram vontade de conhecer devido aos inúmeros monumentos.

Jumeirah Beach Hotel:Jumeirah Beach Hotel:
Jumeirah Beach Hotelmm



        

terça-feira, 5 de março de 2013

Slow home

       Um assunto que vem ganhando notoriedade ao longo dos anos é a sustentabilidade. Aliada à sua importância há uma ramificação de formas, processos e métodos a serem colocadas em prática e o Slow Home é mais uma parte deste tema complexo. Ele tem o intuito de deixar as casas mais sustentáveis, ou seja, fazer com que as pessoa que vivem nelas tenham uma vida mais saudável, com menos desperdício, dando a ambos (casa e morador) uma qualidade de vida melhor.
      Este movimento baseia-se  no Slow Food, que tem como princípio ir contra a forma como as pessoas veem vivendo, sempre correndo, alimentando-se mal sem saborear a comida. Começou como algo ideológico em 1986 e hoje é uma associação com participantes do mundo inteiro que lutam contra a cultura do fast food e são à favor da proteção dos grão, vegetais, frutas e produtos animais tradicionais que estão desaparecendo em prevalência dos alimentos produzidos por agro-negócios.
     O Slow Home parte do princípio de que as pessoas devem pensar mais antes de construir, montar ou comprar suas casas, pois assim elas seriam melhores aproveitadas, tanto na parte da energia quanto nos espaços. A casa ideal é aquela em que se molda ao morador, que é feita para a forma como as pessoas vivem, ou seja, uma família pequena não precisa de uma casa muito grande, pois esta ocupará mais espaço em um terreno, gastará mais energia sem necessidade, além disso, quanto mais espaço, mais coisas são compradas, logo, mais lixo é gerado, prejudicando o meio ambiente.
     Enfim, o Slow Home pode ser colocado em prática, mas também serve para  uma reflexão mundial sobre como o que fazemos hoje poderá afetar o amanhã.



sexta-feira, 1 de março de 2013

Como dispor os quadros em sua casa

    Sabemos que é legal decorar a nossa casa, deixá-la com a "nossa cara", de acordo com o nosso gosto. Sabemos, também, que não basta apenas comprar o produto e espalhá-lo pela residência, que para criar uma harmonia, às vezes, é necessário algo além do bom gosto.
     Para isso, postaremos aqui dicas para melhor dispor seus quadros e porta retratos na parede:
  • Não basta espalhar os quadros aleatoriamente, é necessário haver um equilíbrio entre os espaços preenchidos, entre o tamanho da parede, a posição dos móveis e a altura do pé direito (distância entre o chão e o teto);
  • A distância entre os quadros e os móveis deve ficar (no mínimo) há 25 cm acima;
  • A altura ideal está entre 1,60m e 1,70m, pois assim o observador não precisará ficar levantando  ou abaixando a cabeça (em suma maioria);

Fonte: Clique Arquitetura

      No caso da iluminção, o mais adequado seriam  lampadas dicróicas  50W 38 graus com filtro a uma distancia de 50 à 60 centímentros da parede na qual os quadros estão.

      Segue uma imagem que simplifica e ajuda a obter uma harmonia entre os quadros (clique na imagem para ampliar):


D

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Uma casa que gira (?)

Já imaginou morar em uma casa que gira de acordo com a tua vontade? Se não, veja essa casa que foge os padrões em vários quesitos:


Projeto do arquiteto Patrick Marsilli.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pouco espaço e muita criatividade

        Gary Chang, arquiteto, decidiu projetar um apartamento de quase 32m² que se transformasse em 24 diferentes espaços, tudo isso somente deslizando painéis e paredes. Ele chama isso de ” Transformer doméstico”.


        Este outro vídeo trata de um apartamento com 24m² e que trouxe a mesma ideia do vídeo anterior mas com a acréscimo de ter uma varanda.





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Algumas casas japonesas ...

Shell House by ARTechnic (2008)

      O projeto, concluído em 2008, tem uma estrutura escultural em forma de concha foi construída na floresta de Karuizawa, localizada em Nagano, no Japão. Sua forma orgânica parece se misturar com a floresta, e a estrutura de concreto armado se torna uma só, hamonizando-se com o ambiente no qual está.
      Devido ao clima rigoroso da região, que está deteriorando as casa da região, fez com que o arquiteto tivesse a ideia de uma grande estrutura que flutua sobre o chão, construída de concreto armado que ajudou a proteger a mesma da alta umidade e do frio.

Para mais informações visite o site Arquitete Suas Ideias

Reflection of Mineral – Atelier Tekuto (2006)


        Projetada pelo Atelie Tekuto, de Tokyo, tem 3 andares localizados numa esquina bem perto do centro de Tokyo. Com o nome abstrato de ” Reflexão do Mineral”, a casa é um estudo de pequenos espaços, acabamentos simples e uso de muita luz natural através de superfícies transparentes e opacas, que permeiam o interior da edificação com a luz. O ambiente possui 44m².

Kim House



      Originalmente projetada para uma família com 6 pessoas, a casa foi redesenhada, agora para somente um casal. O lote tem meros 2.58 metros de largura e 16.2 metros de comprimento. A estrutura de steel frame, feita com perfis I e a laje de concreto, sob o térreo foram mantidos.
      A abertura da nova casa, em comparação com a sólida fachada do projeto original, mostra como o arquiteto quis intregar a casa com o entorno. A fachada atual foi projetada como um grande pano de vidro, coberta com leves venezianas de metal.

Suppose Design


       Esta casa em Hiroshima, no Japão, projetada pelo escritório Suppose Design, é cercada por uma parede de concreto com objetivo de criar vários terraços entre as paredes internas e externas. A parede externa foi feita com concreto armado, enquanto a casa possui estutura de Steel frame.
      O projeto foi concebido com um estilo único, onde a relação com o exterior ditou a forma da casa, que possui somente 29 m² de área construída (a área total dos 3 pavimentos é de 79 m²). A casa foi locada em ângulo, sem estar paralela as paredes exteriores do terreno. Com isso a luz do sol pode chegar até o térreo, refletindo nessas duas estruturas.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estacionamento colorido

     
      Posicionadas de maneira estratégica, as aplicações facilitam a identificação interna do estacionamento, fazendo com que os mesmos sejam mais práticos e divertidos e por consequência retiram as tradicionais placas de sinalização, que muitas vezes passam despercebidas. O trabalho foi desenvolvido pelo designer Axel Peemoeller no setor de estacionamentos do Eureka Tower Carpark em Melbourne na Austrália.



Eureka Tower

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Decoração Natural

       É um espaço onde a suaviade é a sua melhor tradução e para isso tem preferência pelos tons crus compondo com bege, marrom, texturas e elementos da natureza.
       Além disso, uma visão previlegiada, seja de uma bela árvore, montanha, praia ou campo, faz com que seu ambiente adquira um ar mais natural. Estes locais combinam com pessoas que vivem na correria do dia a dia e ao chegarem em casa querem relaxar e descansar.
       O uso da madeira pode tornar os cômodos em verdadeiros espaços de refúgio e bem-estar, além de deixar as pessoas confortáveis.






sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Inspiração em decorações - Bandejas

Tens muitas bandejas e não sabes mais onde guardar, ou simplesmente acreditas que não seja mais necessário estarem guardadas? Veja o que tu podes fazer:









terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Paisagismo


Normalmente, as pessoas mantém seus olhares para a casa, decoração, móveis e elementos interiores que as compõem, mas acabam esquecendo que o jardim, na maioria das vezes é o cartão de visitas das residências. Ter um pátio organizado e bem planejado embeleza o seu lar e trás boas energias, porém, é importante saber quais plantas utilizar, se o solo é propício para tal.
Seguem alguns tipos de plantas mais utilizados :


Bambuzinho-de-jardim: de folhagem fina e coloração amarelo-limão, vai muito bem em renques e muros, não podendo faltar no jardim japonês, para quebrar a austeridade. Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Tolerante ao frio.



Samambaia: de coloração verde, com diversas tonalidades, podem ser mais eretas ou mais pendentes dependo da espécie e variedade. A iluminação ideal para as samambaias em geral é a meia-sombra, salvo em algumas exceções. São plantas rústicas e que não gostam de frio. Os vasos devem ser irrigados frequentemente, porém devem ser bem drenado.



Fonte: Pinterest

Dracena de Madagascar: planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura. A manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas, e adubações anuais, além das regas semanais. Devem ser cultivadas sob sol pleno ou sombra parcial.


Capim-chorão: sua folhas são longas, lineares, curvas e muito finas, com cerca de 50 cm de comprimento e 4 cm de largura.Devem ser cultivados sob sol pleno, não sendo exigente quanto ao solo, no entanto prefere solos fértes, arenosos e bem drenáveis.

Fonte: Pinterest

Algumas exemplos de paisagismo:









sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Decoração High Tech


A decoração High Tech usa elementos decorativos de valor diferente daquele a que originalmente se destinavam.
Materiais: cabos, vidro, borracha,  plástico,  vinil e o aço são materiais usados, em substituição às sedas, à madeira e ao mármore.





  • Leveza, mobilidade e transparência são os pontos fortes; 
  • Outro material é o aço estrutural, por sua capacidade de resistir a grandes forças com um volume relativamente pequeno. 
  • A iluminação  LED é bastante utilizada, visto que é uma tecnologia recente e que bastante econômica.







quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Decoração Minimalista

Nesta decoração, os ambientes são cuidadosamente decorados para conter apenas o essencial, aliando a estética à funcionalidade, sendo que a segunda é mais importante do que a primeira.
Tudo tem de ter o seu lugar e quando não estiver a ser utilizado, deve estar guardado, de preferência longe do campo de visão.


  •  As janelas são lisas e sem peitoris, os rodatetos e rodapés são planos;
  • Os materiais são: madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore e granito. No chão, uso de madeira, linóleo, betão, pedra ou ladrilho natural;
  • As cores são branco, preto cinzento e alguns tons neutros (castanho, azul, verde…);
  • Linhas estreitas e simples dominam;
  • Evitam-se as prateleiras abertas, mas se existirem são com poucos os objetos;