segunda-feira, 25 de março de 2013

Dubai, desenvolvimento em 40 anos

         Dubai é uma das 7 cidades dos Emirados Árabes e que vem tendo um crescimento enorme desde a sua fundação, na década de 70. É muito difícil de imaginar que onde se localiza essa metrópole há 40 anos atrás encontrava-se um deserto, pois, hoje, o deserto deu origem a prédios e a um mar artificial.
         Com todo este investimento, obviamente o turismo acabou sendo uma das fontes de lucros da cidade, visto que em 12 anos o crescimento foi de 700%. Além disso, outros recursos como o uso do petróleo e o comércio fizeram com que fosse, hoje, esta potência mundial.
         Se voltarmos o olhar para a arquitetura, veremos um estilo de construção com formas orgânicas, materiais tecnológicos, muito luxo, prédios altos, projetos desafiadores, entre tantos outros quesitos que a colocam como uma espécie de "paraíso para arquitetos". Vejamos algumas obras imponentes:


 
Hotel Burj Al Arab
Começou a ser construído em 1994 sendo estruturado sob uma ilha artificial. O projeto foi feito por Tom Wright da WS Atkins PLC e a construção foi realizada por Said Khalil. A sua forma remete à vela de um barco e hoje é reconhecido como um ícone da arquitetura mundial, assim como a Torre Eiffel e a Ópera de Sidney. Possui 300 m de altura e suítes muito luxuosas, com janelas do chão ao teto, que oferecem uma vista incrível para a costa de Dubai.


Burj Khalifa Bin Zayid
 Maior arranha-céu construído pelo homem, com aproximadamente 828 metros de altura, foi inaugurado em 2010. Foi projetado por Adrian Smith. O aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre e possui 158 andares.

Jumeirah Beach Hotel
O edifício apresenta 93 metros de altura e 275 metros de comprimento, 598 quartos e suites e mais de 20 restaurantes. Trata-se de um restort extremamente luxuoso e que com sua forma "de onda" chama a atenção, atraíndo milhares de turistas.

   Enfim, Dubai é uma cidade que, apesar de pouco tempo de fundação, é muito rica e apresenta muito cuidado em tudo que é projetado. O luxo é algo que a acompanha, logo a maior parcela de turistas que a visitam, provém da classe alta da população mundial, porém o que enche os olhos de todos é a arquitetura futurista e impecável que ela apresenta, na qual com certeza, muitas pessoas já tiveram vontade de conhecer devido aos inúmeros monumentos.

Jumeirah Beach Hotel:Jumeirah Beach Hotel:
Jumeirah Beach Hotelmm



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário