segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Iluminação por Carolina Perez


Para quem não conseguiu ler a entrevista que a Revista Evidência fez com a Arq. Carol, sobre iluminação, segue aqui parte dela: 

Quando falamos em iluminação residencial, levamos em conta a iluminação natural de cada ambiente? Claro, uma boa iluminação natural deve ser ponto de partida para qualquer projeto residencial. Não apenas por uma questão de saúde, pois nada mais saudável do que deixar a luz do sol entrar em casa, como também por questão da economia de luz elétrica e redução de consumo.

Qual a importância em se projetar uma boa iluminação residencial? Por quê? Um projeto luminotécnico não se resume a escolher uma luminária bonita para o ambiente, é preciso sentir o espaço, saber as necessidades de quem vai utilizá-lo, para assim equilibrar a luminosidade natural com a artificial. Um bom projeto pode oferecer a luz ideal para o trabalho, lazer, destacar elementos e criar diferentes atmosferas, são inúmeras as possibilidades.


O que é tendência nesse setor? Vejo a automação como uma grande tendência no setor. É um recurso prático que proporciona a criação de diversos cenários em um mesmo ambiente. Com a utilização racional do sistema, a automação também aumenta a durabilidade das lâmpadas e reduz a conta de energia elétrica. Trata-se de um processador eletrônico de memória que permite programar de quatro a seis tipos de iluminação.


Quais os tipos de materiais mais utilizados? Temos as lâmpadas convencionais, como as fluorescentes, dicróicas, incandescentes, as lâmpadas de Led – que possuem diversas variações -, as lâmpadas halógenas, fibra ótica, entre outras, as opções são muitas, depende do objetivo de cada projeto.


O tipo de iluminação muda para cada tipo de ambiente? Sim, cada ambiente exige um tipo de iluminação em função da sua utilização, do perfil do usuário, do pé-direito, dos revestimentos, das cores das superfícies e o tipo de mobiliário adotado.

O que levar em conta na hora de se pensar em iluminação? A luz interfere na forma como enxergamos, ela pode alterar a nossa percepção de cores, volumetria, contornos, etc. A luz tem influências na fisiologia e psicologia humana, as células dos olhos têm glândulas que percebem a cor da luz e que mexem com o nosso metabolismo, por isso a importância de um projeto bem pensado para uma qualidade de vida.


Fatores externos influenciam nesse tipo de projeto? Sim, na hora de fazer um projeto lumínico devemos levar em conta o maior número de fatores, não existe uma receita pronta do que é o correto, do que fica bonito.


Em que fase do projeto a iluminação deve ser pensada? O ideal seria fazê-lo ainda na faze de concepção do projeto, pois algumas escolhas interferem em partes da construção, como no planejamento elétrico, por exemplo. 


Dicas: 
A iluminação com Led chegou para ficar, ela promete revolucionar os conceitos tradicionais dos projetos. Possui uma maior variedade de cor, baixo consumo de energia e maior durabilidade. Outro ponto positivo, é que as lâmpadas de Led não aquecem o local onde está instalado, nem emitem radiação infravermelha, isso sem falar que é uma opção que não agride ao meio ambiente. Contudo, é uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento e sua potência não é igualmente eficiente para todos os ambientes da casa. Tudo indica que este aprimoramento permitirá utilizá-la cada vez mais em nossas casas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário