quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como escolher as cores dos ambientes

Todo cuidado é pouco na hora da escolha das cores nas paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, pode nos desagradar ou passar péssimas sensações. Preparamos uma análise sobre algumas cores, citando pontos positivos, negativos e como utilizá-las nos ambientes.
Antes de escolher, devemos responder a algumas pergunta:


- Que tipo de atividade será realizada no espaço?
- Quanta luz ele recebe?
- Quero, basicamente, um ambiente quente ou frio nesta área?
- Estou diante de um ambiente vivo e estimulante, ou calmo e tranqüilo?
- O teto é alto ou incomumente baixo?
- Quero ampliar o tamanho deste aposento ou fazer com que ele pareça menor?
- Qual a configuração básica do aposento? Ele é estreito e longo, ou largo e curto?


VERMELHO: é uma cor que transmite bastante energia, se usado em pequenas doses pode trazer um ar de glamour e até um tom exótico,  porém, se usado em demasia, pode levar para o lado da vulgaridade. O vermelho na cozinha estimula o apetite e a fala.


BRANCO: pode ser usado em qualquer ambiente, mas é uma cor que pode trazer diferentes sensações, pois para alguns passa calma e prazer, e para outros infinito, frieza e vazio. O branco é uma cor que realça as outras cores, por isso, se pretendes usá-la nas  paredes, opte por móveis com cores mais fortes, para haver um contraste. 


AZUL: provoca uma tranquilidade passiva, é um tom altamente calmante,ideal para ambientes onde as pessoas pretendem relaxar como quartos, salas de relaxamento e clínicas. Em tons mais escuros, transmite autoridade e se usado em excesso, pode causar sono.

LILÁS/VIOLETA: é uma cor que traz tranquilidade, sossego e calma ao ambiente. É uma cor preciosa, luxuosa e que pode ser usada, sem restrições, tanto em quartos como em salas. Cuidar o excesso.


VERDE: e proporciona descanso e tranquilidade, mas de forma ativa, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. Também provoca sensação de frescor e limpeza. Pode ser explorado em salas, cozinhas e banheiros. Cuidado ao usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. 


AMARELO: é muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação, além disso proporciona concentração e atenção, sendo uma boa cor para ambientes onde serão  desenvolvidas atividades intelectuais. Para negócios como bares e restaurantes 
também é ótimo, pois desperta o apetite.


PRETO: é usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Em geral, é usado mais nos móveis do que nas paredes das casas.


Fontes: Espaço Místico e FAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário